(19) 3327.7009
siga-nos

Auditoria Aduaneira saiba porque você deve implementá-la em sua operação

16.NOV.2023

A auditoria aduaneira desempenha um papel fundamental nas operações de comércio exterior, pois ajuda a garantir a conformidade das empresas com as leis e regulamentações aduaneiras dos países envolvidos nas transações comerciais. 

As auditorias aduaneiras podem ser realizadas por auditores internos ou externos e têm como objetivo verificar a conformidade de uma organização com uma variedade de requisitos, como: cálculos de direitos e impostos, documentações, operações aduaneiras, etc.

Elas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar as organizações a melhorar a eficiência das operações e obter insights estratégicos sobre as tendências do mercado.

Neste artigo, você vai entender melhor sobre o que é de fato a auditoria aduaneira e como ela pode otimizar as operações da sua empresa.

Continue conosco e tenha uma ótima leitura! 


O que é a Auditoria Aduaneira?

O comércio internacional é amplo e extremamente competitivo. Disso ninguém tem dúvidas, concorda?

Porém, para manter o alto grau de competitividade da sua companhia, é preciso estar atento às boas práticas de trade compliance.

A Auditoria Aduaneira é um procedimento que visa trazer às empresas uma visão completa de seus processos internos e tem como objetivo aumentar sua eficiência operacional e, consequentemente, sua excelência em seu campo de atuação no comércio global. 

Além disso, também é papel da auditoria aduaneira garantir que a empresa auditada esteja em conformidade com as regulamentações e normas governamentais, permitindo a adoção de estratégias para mitigar possíveis falhas e não conformidades, reduzindo custos.


Benefícios de auditoria baseada em Risco

A auditoria baseada em riscos é uma abordagem que tem ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo. Ela se concentra nos principais riscos que uma empresa enfrenta e busca avaliar a eficácia dos controles internos que estão em vigor para gerenciá-los.

Dentre os principais motivos para a realização da auditoria estão:

• Atrasos operacionais
• Custos operacionais sem transparência
• Procedimentos falhando constantemente
• Falta de informações assertivas para tomadas de decisão mais acertadas
• Não cumprimento das normas e regulações

Empresas que demonstram um alto nível de conformidade aduaneira ganham uma reputação positiva junto às autoridades aduaneiras e parceiros comerciais. Isso pode abrir portas para novas oportunidades de negócios e parcerias.

Com essa nova abordagem, os auditores conseguem ter uma visão mais ampla das ameaças e oportunidades enfrentadas pela empresa e conseguem identificar áreas críticas que que exigem atenção imediata.

Confira a seguir alguns dos benefícios da auditoria aduaneira para a sua empresa de comércio internacional:

• Identificação e mitigação de riscos: ao identificar e tratar riscos relacionados à conformidade aduaneira, como classificação incorreta de produtos, valoração aduaneira sub ou superestimada, documentação inadequada, dentre outros, a empresa reduz sua exposição a penalidades e litígios;

• Eficiência Operacional: ao garantir que os processos aduaneiros estejam em conformidade, as empresas podem evitar atrasos desnecessários em suas operações e assegurar maior agilidade e menores custos no desembaraço aduaneiro, no armazenamento e transporte de mercadorias ou cargas.

• Controle de Custos:  ao auditar seus processos, as empresas conseguem identificar mais facilmente oportunidades de redução de custos de importação/exportação, como a aplicação de regimes aduaneiros especiais, isenções fiscais e a otimização de impostos e tarifas.

• Fortalecimento do Controle Interno: Aprimorando os controles internos relacionados às operações aduaneiras, as companhias asseguram que todos os processos estejam de acordo com as políticas e procedimentos da empresa.

• Prevenção de Fraudes: Ao obter transparência em seus processos através de auditoria aduaneira, as empresas terão maior capacidade de identificar atividades fraudulentas, como sub ou superfaturamento e evitar que ela seja inadvertidamente envolvida em atividades ilegais.

• Conformidade Internacional: Em operações de comércio exterior, as empresas estão sujeitas às leis e regulamentações de diferentes países. A auditoria aduaneira ajuda a garantir que a empresa esteja em conformidade com as normas internacionais, evitando problemas em jurisdições estrangeiras.

• Gestão de Risco de Reputação: Proteger a reputação da empresa no mercado, assegurando que todas as operações aduaneiras estejam em conformidade com as leis e regulamentações, e que qualquer risco de irregularidade seja prontamente identificado e gerenciado.


Fases das auditorias

Auditoria interna: refere-se à primeira parte, quando a organização olha para si.

A segunda parte é quando o cliente é quem audita a organização ou a organização audita um fornecedor

Auditoria Externa refere-se à terceira parte, quando a organização contrata um organismo certificador para realizar a auditoria de certificação. 


Plano de Auditoria baseado em risco

O estabelecimento do plano de auditoria interna é uma etapa fundamental para garantir que o processo seja realizado de forma sistemática e abrangente. Esta etapa envolve:

• Definição dos objetivos;
• Escopo da auditoria;
• Identificação dos processos e áreas a serem auditados;
• Determinação da abrangência dos riscos a serem verificados na auditoria;
• Identificação das metodologias e técnicas de auditoria a serem utilizadas;
• Definição de cronograma da auditoria;
• Designação da equipe de auditoria.

É importante lembrar que o ponto de partida para definição de um planejamento de auditoria é avaliar quais riscos devem ser revisitados no período de um ano e ajustá-los dentro de um cronograma. Ou seja, incidentes, reclamações e mudanças significativas podem gerar a necessidade de auditorias extras.


Tipos de abordagem de Auditoria

Auditoria Documental: realizada por meio de análise de documentos, registros e procedimentos, sem a necessidade de visitas in loco;

Auditoria Presencial: realizada por meio de visitas in loco, com a verificação de processos, controles internos e entrevistas com colaboradores;

Auditoria Remota: realizada por meio de tecnologias de comunicação e informação, sem a necessidade de visitas in loco;

Auditoria Multisite: realizada em várias localidades, filiais ou unidades da empresa, com o objetivo de avaliar a eficácia dos controles internos em diferentes locais.

É de suma importância que os auditores esclareçam todas as dúvidas para garantir que a equipe auditada entenda completamente o processo de auditoria e as expectativas.


Etapas da Auditoria

PREPARAÇÃO:

Antes de iniciar a auditoria, é importante que a equipe responsável se prepare adequadamente.

Isso pode incluir a revisão de documentos, políticas e procedimentos, bem como a definição dos riscos.

CHECK LIST:

É comumente utilizado em auditorias o check list com o objetivo de garantir que todas as áreas relevantes sejam abordadas durante o procedimento.

O check list pode incluir os controles a serem avaliados, documentos a serem revisados e processos a serem observados.

RECURSOS FÍSICOS E TECNOLÓGICOS:

Para que a auditoria ocorra sem maiores interferências, é importante que toda a equipe responsável tenha acesso a recursos físicos e tecnológicos adequados durante a execução do processo.

REUNIÃO DE ABERTURA:

Antes de iniciar a auditoria, a equipe de auditores deve realizar uma reunião de abertura com a equipe da empresa que será auditada.

Durante essa reunião, é importante apresentar a equipe de auditores, discutir os objetivos e escopo da auditoria e esclarecer quaisquer dúvidas ou preocupações.

EXECUÇÃO DO PROGRAMA:

Após a reunião de abertura, os profissionais executam o programa de auditoria.

Pode incluir entrevistas com funcionários, revisão de documentos e observação de processos em ação.

REUNIÃO DE ENCERRAMENTO:

Ao concluir a auditoria, os auditores realizam uma reunião de encerramento com a equipe auditada.

Durante essa reunião, as descobertas são apresentadas, além das recomendações e esclarecimentos de quaisquer dúvidas e discussão das próximas etapas.

RELATÓRIO DE AUDITORIA:

Por fim, os auditores preparam um relatório detalhando suas descobertas e recomendações. O relatório deve incluir uma análise completa do processo auditado, bem como sugestões para melhorias futuras.


Conclusão

Neste artigo você pode entender melhor a importância da auditoria aduaneira na empresa que opera como comércio internacional. Além disso, conheceu as principais fases que fazem parte do procedimento junto aos órgãos competentes.

Não deixe de analisar as operações da sua companhia e aplicar as boas práticas de trade compliance no cotidiano para evitar maiores problemas, altos custos e atrasos.

 
compartilhe:

Últimas Notícias

(19) 3327.7009
Rua Araras, 216, Sala 2 (sobre loja)
Jardim Paiquerê, Valinhos/SP
siga-nos
© Philos Global Services. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade