(19) 3327.7009
siga-nos

Overview First day 5th WCO Global AEO Conference

27.MAI.2021

No primeiro dia da 5th WCO Global AEO Conference 2021, realizada pela Organização Mundial das Aduanas (OMA), com a colaboração da Alfândega de Dubai e a Autoridade Alfandegária Federal dos Emirados Árabes Unidos, entre os 25 a 27 de maio de 2021, destacou-se a importância da tecnologia, do conhecimento e do fator humano para promover a integração entre as aduanas e os operadores econômicos autorizados, de modo a facilitar o comércio exterior, aquecer a economia dos países, incentivando o comércio eletrônico e, assim, o desenvolvimento sustentável, como instrumentos de superação da crise pandêmica.  

 

Nesse contexto, o melhoramento das análises de risco é objetivo primordial que se busca alcançar por meio do desenvolvimento e da implementação efetiva do OEA 2.0.

 

No mesmo sentido, a tendência necessária para o crescimento do comércio exterior é a utilização de recursos de armazenamento e transação de dados, salientando-se a relevância da tecnologia Blockchain e da Inteligência Artificial.

 

No entanto, a tecnologia, por si, não é suficiente. Ela não exclui outros fatores igualmente importantes e que são condicionantes para que se atinja um melhor desenvolvimento do Programa OEA: precisa-se de integração entre os atuantes no COMEX.

 

A integração que só é conquistada com a atuação diligente dos profissionais envolvidos, que precisam entender a nova cultura aduaneira, inspirada na relação de confiança firmada pelo Programa OEA e, com base nisso, operacionalizar soluções céleres, fundadas em riscos devidamente gerenciados. A máxima que fica é: “We need to trust”.

 

A aproximação se desenvolve entre as aduanas e os operadores, mas, também, entre as nações, como é o caso de China e Uganda, que assinaram um Acordo de Reconhecimento Mútuo durante o dia inaugural do evento.

 

Ressaltou-se, por fim, a necessidade de uma cooperação efetiva e bilateral para conferir segurança às operações de importação e exportação por meio da gestão de fronteiras coordenadas, para o impulso do comércio exterior e o desenvolvimento das economias.

compartilhe:

Últimas Notícias

(19) 3327.7009
Rua Araras, 216, Sala 2 (sobre loja)
Jardim Paiquerê, Valinhos/SP
siga-nos
© Philos Global Services. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade