(19) 3327.7009
siga-nos

Tecnologia e Trade Compliance: como se conectam?

30.JAN.2023

A tecnologia pode ser uma aliada em todas as áreas do meio corporativo. Mas, para empresas que desejam ter uma gestão aduaneira, financeira e operacional mais eficiente, unir a tecnologia ao setor de compliance pode trazer resultados surpreendentes.

Neste texto você vai poder entender um pouco mais sobre a importância do Trade compliance e, também, como a tecnologia auxilia na busca de objetivos dentro dessa área. Vamos lá?

O que é compliance

Antes de qualquer coisa, é importante falar um pouco mais sobre o conceito de compliance. Com origem no termo em inglês “To comply”, a palavra significa obedecer, estar em conformidade.

Basicamente, trata-se de seguir normas, leis e códigos de conduta internos e externos vigentes, a fim de ter um comportamento transparente e ético.

Porém, é importante entender que ser compliance vai muito além do que simplesmente seguir a norma. É extremamente relevante levar em conta a postura: a de querer fazer aquilo que é correto. Valores como moral e ética fazem parte do compliance, mais do que simplesmente obedecer às regras.

Dentro do meio corporativo, as empresas podem ter um setor específico para o compliance contando com profissionais internos e treinados para olhar para o cumprimento da governança corporativa. Também é possível contratar serviços terceirizados para esse fim.

Mas, por que implementá-lo nas empresas? A Lei 12.846/2013, conhecida como “Lei Anticorrupção” tem incentivado as empresas a adotarem o compliance. O motivo é que essa norma passa a prever responsabilização às organizações pela prática de atos que venham a ferir a administração pública.

Benefícios do Trade Compliance

Uma empresa que atua no comércio exterior e não possui uma política de Trade Compliance se expõem a muitos riscos. E, além disso, o compliance traz muitos benefícios às organizações. Confira alguns deles:

Prevenir riscos

Como já falamos, o trabalho de compliance ajuda a assegurar o cumprimento das leis, evitando fraudes e diversos tipos de ameaças para a instituição.

Mais transparência

Empresas que estão em conformidade com as normas e leis geram um ambiente de gestão mais transparente, melhorando sua imagem no mercado e o desempenho.

Credibilidade no mercado

Como você já sabe, o estar de acordo com as boas práticas torna a imagem da empresa mais favorável para o mercado, trazendo mais credibilidade para os negócios.

Redução de custos

Prejuízos aduaneiros, financeiros e legais acabam sendo minimizados, afinal, há mais conhecimento sobre o relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores — o que traz mais segurança para as operações.

Governança corporativa mais eficiente

Quando empresas atuam em conformidade, há um aumento da eficiência corporativa. Isso porque a companhia apresenta um mais índice de transparência, além de mais conhecimento sobre as operações e menor exposição a fragilidades.

Qual é o papel da área de compliance em uma grande empresa?

O papel do compliance é ser um guia de comportamento dentro da empresa, para que a organização esteja em conformidade com a governança corporativa.

Seu objetivo é proteger o negócio, integrando os esforços de conformidade de toda a empresa. Não adianta que apenas o setor de compliance, comércio exterior ou o serviço terceirizado se esforcem para que a implementação e a manutenção da política de Trade Compliance sejam realizados.

Esse é um esforço que deve ser feito por todos os setores da companhia. Por isso, é extremamente importante a conscientização e a educação dos funcionários sobre a política de Trade Compliance.

Tecnologia e Trade Compliance: como estão relacionados

Agora que você já sabe mais sobre Trade Compliance, chegou a hora de entender como ele se alia à tecnologia. As constantes mudanças tecnológicas, como o grande volume de dados gerados, exigem cada vez mais a aderência de sistemas ágeis e que deem conta da realidade das empresas.

Atualmente, já existem soluções de tecnologia — principalmente de Inteligência Artificial — que tornam isso possível. E, além disso, possuem diversos benefícios. Veja alguns deles:

Automatização de processos

Processos de Trade Compliance envolvem uma infinidade de documentações e dados. Por isso, aplicar a tecnologia para automatização desses processos pode economizar tempo e recursos, trazendo muitos benefícios.

Prevenção de fraudes

Uma das funções do Trade Compliance é a minimização de fraudes causadas tanto voluntaria, quanto involuntariamente. Com o auxílio de ferramentas tecnológicas, é possível integrar o compartilhamento de informações de diversas áreas da empresa, o que elimina o trabalho duplo e previne fraudes.

Atuação mais estratégica

Por reduzir o trabalho manual e repetitivo, soluções de inteligência artificial permitem que os profissionais atuem de maneira mais estratégica. Além disso, também auxiliam nesse quesito com o fornecimento de dados para a tomada de decisões mais bem fundamentadas.

Monitoramento

O monitoramento é algo extremamente importante no dia a dia do Trade Compliance. Por isso, relatórios gerados com soluções tecnológicas garantem que nenhuma atualização passe desapercebida.

Redução de riscos

O grande volume de informações trabalhadas no Trade Compliance faz com que seja muito difícil realizar análises precisas e que, ao mesmo tempo, sejam rápidas. Por isso, o risco é alto e deve ser algo a se considerar. Mas, como reduzir essas ameaças? Novamente, a tecnologia garante mais assertividade, calculando de forma mais exata os riscos.

Sim, a tecnologia é uma grande aliada do Trade Compliance. Com a solução tecnológica adequada, é possível implementar e monitorar o Trade Compliance nas empresas de maneira muito mais assertiva, de forma mais rápida e estratégica.

Evita passivos

Com a rastreabilidade e a qualidade das informações, fica mais fácil evitar multas e prejuízos. Se tratando de um sistema que tem as regras bem definidas, essas não podem ser alteradas, portanto é possível rastrear e identificar muitas coisas. Em algum questionamento por parte da RFB, o sistema faz com que se esteja protegido por conta da rastreabilidade da informação.

Conclusão

Foi possível entender o motivo de o compliance ser tão importante, não é? Estar em compliance traz grande valor para a empresa e para os profissionais. Inclusive, esse profissional que tem a característica de ser compliance, sistemático e estratégico traz mais valor para a empresa e consegue trazer vários negócios, por conseguir tomar decisões mais assertivas.

Gostou desse conteúdo? Então Temos uma dica para você! Participe da Jornada Executivo de Global Trade Compliance e se torne um profissional desejável por empresas do Brasil e do mundo. Clique no link e inscreva-se!

compartilhe:

Últimas Notícias

(19) 3327.7009
Rua Araras, 216, Sala 2 (sobre loja)
Jardim Paiquerê, Valinhos/SP
siga-nos
© Philos Global Services. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade