(19) 3327.7009
siga-nos

AEO Manager: Conheça o novo perfil do profissional de comex!

19.OUT.2022

Introdução

O AEO Manager vem se consolidando como o novo perfil de profissional de comércio exterior, já que o Programa OEA vem ganhando destaque nos últimos anos frente aos avanços que as aduanas vêm realizando.

Mas, afinal, como o AEO Manager atua no Comex? É justamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Por isso, continue conosco e aproveite a leitura!

 

O que é AEO?

Antes de falarmos sobre a profissão que vem despontando nas empresas que possuem o comércio exterior como parte fundamental do negócio, vamos entender o que é o AEO?

Pois bem, AEO - Authorized Economic Operator nada mais é do que a versão em inglês de Operador Econômico Autorizado.

A certificação OEA é concedida pela Receita Federal às empresas como reconhecimento de processos seguros. 

A RFB já assinou oito Acordos de Reconhecimento Mútuo (ARM) com outros países possuidores de Programas OEA compatíveis com o brasileiro, na modalidade OEA-Segurança. Conheça-os a seguir:

▪ ARM Uruguai – assinado em 13/12/2016;

▪ ARM China – assinado em 25/10/2019;

▪ ARM Mercosul – assinado em 13/11/2019;

▪ ARM Bolívia – assinado em 29/09/2020;

▪ ARM Peru – assinado em 02/10/2020;

▪ ARM México – assinado em 05/05/2021;

▪ ARM Colômbia – assinado em 06/07/2021;

▪ ARM Regional - assinado em 18/05/2022;

* ARM EUA – assinado em 16/09/2022;

Na etapa de fiscalização aduaneira, as empresas que possuem a certificação OEA ganham mais agilidade no fluxo logístico e preferência no despacho da carga (canal verde), dentre outros benefícios.

O objetivo do AEO é combater o crime organizado e consequentemente proporcionar para os certificados a facilitação das operações de importação e exportação, organização dos processos internos das empresas que operam com comércio internacional, tornando-os robustos, seguros, confiáveis e auditáveis.

Sendo assim, é importante que as empresas contem com a padronização de procedimentos, soluções tecnológicas voltadas ao gerenciamento e prevenção de riscos, para que desta forma, mantenham suas informações confiáveis e seus processos otimizados.

“Cada vez mais as aduanas estão conversando, trocando informações via blockchain, com o Portal Único, Catálogo de produto. Tudo isso vai fazer com que a Aduana tenha cada vez mais banco de dados, informações cruzadas e através deles, ela vai fazer uma análise do processo. Não é nem análise de importação, é análise de dados”, explica Patrick Sousa, sócio da Philos Global Services.

 

Entenda a importância do AEO Manager no comércio exterior

Com os avanços proporcionados pela transformação digital e a mudança no perfil do consumidor final que preza pela celeridade no recebimento do produto acabado, é importante que todas as empresas que tenham operações de importação e exportação como frente de negócio, estejam preparadas para aumentar o seu grau de confiabilidade perante as aduanas e os órgãos anuentes e, desta forma, ganhe vantagem competitiva no mercado.

Diante deste cenário que vem ganhando cada vez mais espaço no comércio global e nas empresas, um novo perfil de profissional vem surgindo: o AEO Manager.

“Já existe uma movimentação para o OEA regional, não existe talvez uma consciência sobre o AEO Manager, mas já existe a consciência sobre a coordenação OEA a nível de América Latina e de pessoas de empresas que estão em processo de implementação, que tem unidades na colômbia, na Argentina, no Chile, no Peru, México, ou seja, a empresa nem é certificada, ainda está em processo, e ela já tem uma visibilidade para ser um AEO Manager Latino-America.”, explica Patrick.

O AEO Manager é o responsável pela gestão da certificação, manutenção do atendimento dos requisitos, prevenção de riscos, análises de dados e processos e, desta forma, elevar a empresa a um alto patamar de confiabilidade por estar com seus processos internos em compliance e de acordo com as legislações aduaneiras vigentes nos países em que há operação e acordo de reconhecimento mútuo.

Dentre os benefícios que a certificação OEA traz, estão:

• Facilidade no acesso a simplificações aduaneiras;

• Notificação prévia quando houver necessidade de controle físico e documental;

• Agilizada no fluxo logístico da cadeia logística internacional;

• Redução de custos;

• Mais incidência de canal verde;

• Conformidade com as normas e legislações aduaneiras;

• Redução de roubos e extravios;

• Retenção de clientes;

Entre outras.

 

Como o AEO Manager atua?

De acordo com Patrick, o AEO Manager atua como um facilitador e integrador, porque envolve praticamente todas as áreas da companhia: RH, jurídico, controladoria, compras, Logística, TI. “Então o profissional tem que ser uma pessoa que consiga integrar estas áreas dentro do projeto. O perfil do AEO Manager está relacionado à integração, estratégia, novos negócios, negociação e comunicação”.

Para que a certificação OEA seja obtida, existe um passo a passo que deverá ser seguido, a fim de implementar operações seguras, procedimentos, novas rotinas e o gerenciamento de informações seguras. Conheça:

Diagnóstico do Sistema de Gestão

O primeiro passo a ser seguido pelo AEO Manager é a realização do diagnóstico do sistema de gestão.

Nesta etapa, é importante que a empresa implemente, caso não tenha, um software de gestão OEA.

Para isso, o profissional deverá avaliar a operação da organização identificando os principais gargalos que devem ser otimizados com auxílio de soluções tecnológicas.

Identificação de Riscos

Após a análise inicial, o AEO Manager deverá se aprofundar junto com o time de compliance na identificação de riscos que a empresa possa estar correndo em suas operações.

De acordo com a ISO 31000, o gerenciamento de riscos deve ser integrado à estrutura, operações e processos da organização, tornando-se parte da gestão e tomada de decisão do negócio.

Elaboração do plano de ação

Esta etapa é de suma importância, visto que é neste momento que o time, em conjunto com o AEO Manager, vai elaborar o plano operacional para corrigir as falhas dos processos existentes e, claro, garantir que todas as etapas da cadeia de suprimentos estejam integradas e em conformidade.

A implementação de sistemas de gestão OEA torna os processos eficientes, organiza as informações, reduz riscos, identifica oportunidades de melhoria, novos negócios e permite análises detalhadas para averiguação e otimização das operações.

“Uma vez implementado, agora é o momento de fazer a manutenção dos critérios do OEA, verificar se as documentações estão em ordem periodicamente. Além disso, é importante realizar revisões de riscos e estabelecer um comitê para manter o OEA vivo dentro do processo da organização”, destaca Sousa. 

Com os processos otimizados e bem gerenciados, é muito mais fácil obter o certificado OEA concedido pela Aduana.

Monitoramento

É importante lembrar que a atuação do AEO Manager vai além da investigação e análises sobre a operação das organizações.

Após os passos acima, chega o momento de deixar toda a documentação em ordem, principalmente comprovando as boas práticas e a conformidade com as legislações.

Em seguida, é preciso submeter a documentação à análise e auditoria das aduanas, para, só então, ser concedida a certificação OEA.

Sendo assim, fica claro a importância de contar com um profissional AEO Manager nas empresas que operam com importação e exportação, visando a redução de custos, otimização e padronização de processos, além de manter a operação focada em:

• Revisão de riscos;

• Treinamentos periódicos;

• Monitoramento de KPIs;

• Estabelecimento de comitê OEA;

• Auditorias periódicas;

• Validação periódica da RFB;

• Recertificação anual.

 

Conclusão

O AEO Manager faz parte de um projeto multidisciplinar em que a maioria das áreas da companhia estão envolvidas. Tanto na otimização dos processos internos e cultura organizacional, quanto na padronização das operações com o auxílio de sistemas de gestão eficientes. Desta forma, a empresa passa a ser elevada a um patamar mais estratégico na camada de negócios, além de ser definida como robusta e com estratégias bem mapeadas e executadas.

Neste conteúdo você aprendeu um pouco mais sobre a tendência de um novo perfil profissional atuante no comércio exterior, o AEO Manager e importância de contar com a sua participação no gerenciamento dos processos internos da organização visando a obtenção da certificação OEA.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais

 

compartilhe:

Últimas Notícias

(19) 3327.7009
Rua Araras, 216, Sala 2 (sobre loja)
Jardim Paiquerê, Valinhos/SP
siga-nos
© Philos Global Services. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade