(19) 3327.7009
siga-nos

Operador Econômico Autorizado - Ferramenta inteligente para uma gestão eficaz de negócio

06.OUT.2015

Operador Econômico Autorizado - Ferramenta inteligente para uma gestão eficaz de negócio

O programa de Operador Econômico Autorizado OEA, que representa um grande avanço do Brasil, especialmente no que tange ao processo de facilitação do comércio internacional seguro e do fortalecimento das relações com outros países, através de acordos de reconhecimento mútuo, continua em andamento. Como já amplamente divulgado, a primeira fase do programa focou nas exportações e na análise e respectiva gestão de risco da segurança da cadeia logística e possui denominação de OEA-Segurança, dada a sua própria natureza.

Evidentemente, que essas análises não somente representam um passo para a certificação, mas também se configuram em uma ferramenta inteligente para uma gestão eficaz de negócio, oferecendo ainda mais benefícios às empresas que, voluntariamente, buscam sua certificação. Afinal, acaba por se configurar em uma ferramenta de Compliance e Gestão de Risco, capaz de auxiliar na gestão operacional de todo processo, implicando em um melhor mapeamento das ameaças, direcionando a implantação de ações concretas.

A segunda fase do programa, por sua vez, tem como foco as importações e consiste na certificação com base em critérios de cumprimento das obrigações tributárias e aduaneiras, bem como na revisão do Programa Linha Azul, o qual será extinto oficialmente. A nova modalidade de certificação terá 02 (dois) níveis de adesão, definidas de acordo com as suas respectivas complexidades. Nesse sentido, temos:

OEA – Conformidade Nível 1: baseado em critérios específicos de análise relacionados aos Sistemas de contabilidade e Registro fiscal; Descrição completa e uniforme da mercadoria; Controle de estoques e Capacitação e Desenvolvimento.

OEA – Conformidade Nível 2: este nível se caracteriza como mais amplo e, além de todos os critérios contemplados no Nível 1, essa modalidade estará voltada à análise dos critérios de classificação fiscal; Operações Indiretas; Operações Cambiais; Revisão das Quantificações; Apuração das bases de cálculo dos tributos e preços de exportação; Cumprimento das normas relativas a regimes especiais; Regras de Origem; Cadeia Logística.

Todos esses critérios estão sendo validados através do projeto piloto, que conta com a participação de 15 (quinze) empresas dos mais variados segmentos e portes. Neste contexto, os critérios acima elencados poderão sofrer alterações ao longo do projeto, cujo objetivo é testar o modelo de análise de risco, atestar as bases do programa junto ao setor privado e aprimorar o Questionário de Autoavaliação da respectiva modalidade. A previsão de lançamento da modalidade Conformidade é em dezembro de 2015.

Não menos expressivos serão os benefícios desta nova fase do programa de Operador Econômico, dentre os quais podemos elencar: declarações periódicas, parametrização imediata após o registro da respectiva declaração; prioridade na Solução de Consulta de Valor e Origem; Dispensa de apresentação de garantia na Admissão Temporária e no Trânsito Aduaneiro; Despacho antecipado com canal verde; Canal verde na admissão temporária e na exportação temporária; Redução no percentual de cargas selecionadas para canais de conferência e, quando selecionadas, ter processamento prioritário; Prioridade para empresas OEA C Nível 1 se tornar Nível 2; dentre vários outros.

Resta claro, portanto, o quanto as empresas se beneficiarão com esse programa, seja no tocante aos custos logísticos que sofrerão interferência em razão da celeridade oferecida pelo programa, seja pelo aumento da competitividade ou pela própria robustez oferecida ao nome da empresa, já que a sua logomarca estará no site da Receita Federal do Brasil, reafirmando a credibilidade ao operador econômico autorizado. Dúvidas? Fale conosco.

Vanessa Ventura

Advogada, especialista em Direito Tributário, com atuação na área de Comércio Exterior e Auditoria Internacional BASC.

compartilhe:

Últimas Notícias

(19) 3327.7009
Rua Araras, 216, Sala 2 (sobre loja)
Jardim Paiquerê, Valinhos/SP
siga-nos
© Philos Global Services. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade