(19) 3327.7009
siga-nos

ESG como facilitador do trade compliance na logística internacional

11.DEZ.2023

Nos últimos anos a crescente preocupação com o ESG e a sustentabilidade vem despertando a atenção e mudando a forma com que as empresas lidam com a logística internacional.

ESG é a sigla que representa esse movimento e significa: Environmental, Social and Governance. 

Neste artigo, você vai entender os impactos do ESG no comércio internacional e sua facilitação no trade compliance.

Continue conosco e tenha uma ótima leitura!

 

Afinal, o que é ESG?

Como dissemos, a sigla ESG significa Environmental, Social and Governance — referindo-se aos critérios ambientais, sociais e de governança que as empresas adotam em suas operações. 

Vale salientar que a prática de ESG vale para todas as empresas, de segmentos variados.

O ESG tem como principal objetivo a observação e cuidado com os impactos ambientais, além de práticas de governança transparente e éticas, inclusive relacionadas com o compliance.

O Executivo de Global Trade Compliance é um agente que está envolvido em ações para que as operações de uma empresa na área do comércio internacional estejam em conformidade com as leis e regulamentos (importação e exportação). 

Considerando a dinâmica e o crescimento da importância do ESG no mundo, esse profissional precisa agir de maneira proativa para apoiar a governança da empresa.  

Critérios de ESG:

• Ambiental: Os critérios ambientais avaliam o impacto das operações de uma empresa no meio ambiente. Eles abrangem temas como emissões de gases de efeito estufa, gestão de resíduos, uso eficiente de recursos naturais, conservação da biodiversidade e eficiência energética.  
 
• Social: Os critérios sociais abrangem a forma como a empresa está tratando as pessoas, sejam elas colaboradores, comunidade, clientes ou fornecedores. Eles englobam assuntos como diversidade, inclusão, saúde e segurança ocupacional, direitos humanos, relações trabalhistas, impacto social e engajamento com partes interessadas.  
 
• Governança: Os critérios de governança estão relacionados com a estrutura interna da organização, formada entre outros por políticas, controles utilizados para sua gestão e cumprimento de leis e normas. Eles abrangem aspectos como composição do conselho de administração, compliance, privacidade de dados pessoais, responsabilização, gestão de riscos e ética empresarial.  
 


Benefícios

A prática da agenda ESG traz diversos benefícios não só para as companhias, fornecedores, clientes, como para a sociedade em geral. 

Com a redução dos impactos ambientais pelas empresas, inclusive os modais de transporte marítimo, rodoviário, aéreo, entre outras áreas industriais principalmente, é possível otimizar recursos, economizar e cuidar do planeta para uma vida mais saudável.

A conformidade rigorosa com as regulamentações de comércio internacional não apenas evita multas e atrasos, mas também promove transparência e responsabilidade nas operações globais. 

A governança corporativa sólida, parte dos princípios ESG, é reforçada por meio do Trade Compliance, uma vez que as empresas são obrigadas a operar de maneira ética, transparente e de acordo com as leis internacionais.


ESG no comércio global

A logística internacional é conhecida por operações complexas e que demandam o envolvimento de diversos players. 

Modais de transporte como marítimo, aéreo, rodoviário, costumam ter maior emissão de CO2 na atmosfera. Agora a preocupação vai além da reciclagem. 

Senão todas, a grande maioria das empresas está atenta às boas práticas e ao cumprimento da agenda ESG para firmar parcerias, negociações e transportes, sempre prezando pela ética e transparência.

O ESG é mais um complemento poderoso para facilitar o trade compliance na logística internacional, permitindo que empresas contribuam para a construção de um futuro mais sustentável ao:

• Escolher modais de transporte mais eficientes
• Minimizar desperdícios com embalagens
• Implementar ações que reduzem a emissão de carbono.
• Tornar os seus processos internos mais robustos e ágeis com o apoio da tecnologia reduzindo o uso de papéis
• Treinar os seus colaboradores para boas práticas de ESG.

Por falar em colaboradores, é fundamental que todos da empresa estejam alinhados quanto ao ESG, mitigando riscos e gerando valor.

O que se espera de um profissional de trade compliance alinhado às expectativas? Conheça algumas características a seguir:

• Influenciador de discussões
• Antecipador de tendências
• Protagonismo nos movimentos empresariais 
• Realizador de análises críticas considerando escopo de governança, ambiental e social

Ao incorporar os princípios ESG, o Executivo de Global Trade Compliance contribui para a criação de valor sustentável e duradouro.

Uma das principais vantagens é a construção de uma reputação positiva e a conquista da confiança dos stakeholders, incluindo clientes, investidores, colaboradores e comunidades locais. 

Essa reputação fortalecida proporciona uma vantagem competitiva no mercado global. Além disso, a integração da agenda ESG permite ainda um item relevante na operação das empresas: a mitigação de riscos.  


ESG e Trade compliance

A abordagem integrada possibilita que as empresas:

• Reduzam riscos
• Aumentem sua eficiência operacional
• Sejam inovadoras
• Tenham sua marca fortalecida
• Desempenhem papel ativo na solução de desafios sociais e ambientais

A conformidade com regulamentações comerciais e os princípios ESG ajuda as empresas a evitar riscos jurídicos e financeiros. 

Ao cumprir as leis e regulamentos de comércio internacional, as organizações evitam multas e penalidades que podem surgir devido a erros ou negligência.


Como avançar na agenda ESG?

Para avançar na agenda, as empresas podem tomar algumas decisões:  

• Implementar um ciclo de gestão PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Agir). 
• Implementar políticas e programas específicos para abordar os critérios, adotar práticas e criar indicadores ESG relevantes para a organização.
• Estabelecer metas mensuráveis e realistas alinhadas com a realidade da empresa.
• Realizar monitoramento e avaliações regulares do desempenho e progresso em relação aos indicadores ESG.
• Comunicar de forma transparente os esforços e resultados alcançados em sustentabilidade.
• Engajar os stakeholders, incluindo investidores, clientes, funcionários e comunidades, na jornada da sustentabilidade. 
 

Conclusão

A integração dos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) no comércio internacional está se tornando cada vez mais uma peça fundamental para a logística global e o trade compliance.

Ao adotar práticas sustentáveis, as empresas podem antecipar as mudanças regulatórias em direção a uma economia mais verde e inclusiva. Ou seja, essa abordagem não só ajuda as companhias a reduzirem seu impacto ambiental, como também a operarem de maneira ética e transparente.

Outro ponto que merece atenção, refere-se aos benefícios tangíveis como a otimização de recursos e a construção de uma reputação positiva.

Em relação ao papel desempenhado pelos profissionais de trade compliance alinhados às expectativas ESG, a criação de valor sustentável e duradouro, a mitigação de riscos e o fortalecimento da posição das empresas no mercado global, estão em destaque.

Por fim, é importante ressaltar que a conformidade com regulamentações comerciais e os princípios ESG são elementos interconectados que ajudam as organizações a evitarem riscos jurídicos e financeiros, enquanto avançam em direção a um futuro mais sustentável e responsável.

E você? Já implementou o ESG aliado ao Trade Compliance em sua companhia? 

Conheça a Philos Global Services e descubra como otimizar ainda mais a sua operação.

Até a próxima

compartilhe:

Últimas Notícias

(19) 3327.7009
Rua Araras, 216, Sala 2 (sobre loja)
Jardim Paiquerê, Valinhos/SP
siga-nos
© Philos Global Services. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade