(19) 3327.7009
siga-nos

Gestão no Comex: Impactos da visibilidade avançada no trade compliance

01.DEZ.2023

Realizar uma gestão no Comex de forma eficiente é o ponto chave de todas as empresas que atuam com o comércio internacional e buscam operações globais bem-sucedidas, além de ser vital para a redução de custos extras evitáveis e estar em conformidade com o trade compliance.

Quando falamos em gestão eficiente das operações de comércio exterior, não podemos deixar de citar a visibilidade avançada, um dos aspectos cruciais da eficiência operacional que possui um papel importante no trade compliance.

Neste blog post, vamos explicar os impactos da visibilidade avançada no trade compliance, destacando como essa abordagem pode transformar a forma como as empresas lidam com as complexidades do comércio internacional.

Continue conosco!

 

Gestão no Comex: Por que é importante atuar com eficiência?

O comércio exterior possui operações complexas e na maioria das vezes burocráticas. São várias informações sendo trocadas ao mesmo tempo com diversos players, além de várias particularidades das legislações dos locais em que as transações ocorrerão.

Sendo assim, é imprescindível contar com o apoio de soluções tecnológicas para ajudar a otimizar as operações e a realizar a gestão no Comex de forma mais eficaz.

A tecnologia desempenha um papel central na gestão eficiente no Comex. Ferramentas avançadas de software oferecem não apenas rastreamento em tempo real, mas também análises detalhadas.

Por meio de algoritmos complexos, essas ferramentas podem identificar padrões e fornecer insights valiosos para aprimorar as operações, garantindo um trade compliance sólido.

O uso dessas tecnologias tornarão os processos da sua empresa mais integrados, robustos e seguros com informações auditáveis e em conformidade com as boas práticas de governança e trade compliance.


Visibilidade avançada no Comex e impactos no trade compliance

A gestão eficiente no Comex envolve uma coordenação harmoniosa entre várias etapas - desde a produção até a entrega da carga. 

Aqui, a visibilidade avançada entra em jogo, oferecendo uma visão em tempo real de cada etapa das operações de comércio internacional.

Com dados precisos e atualizados, os gestores podem tomar decisões informadas e rápidas, otimizando a gestão de inventário, os processos de transporte e a documentação necessária para o trade compliance.

 A capacidade de prever possíveis problemas antes que eles ocorram, graças à visibilidade em tempo real, permite que as empresas ajam proativamente para manter a conformidade com regulamentações, evitando multas e atrasos.

 

Como otimizar a sua gestão no comex com a tecnologia

Existem soluções SaaS no mercado que permitem uma gestão eficiente das importações e exportações. Utilizar tecnologias que permitem o planejamento, monitoramento e visibilidade avançada das operações, aliada à consultoria especializada para a obtenção da certificação do Programa Operador Econômico Autorizado (OEA) é a chave para o sucesso das operações globais. 

Além do reconhecimento de alta confiabilidade perante as aduanas, a certificação também ajuda na celeridade do desembaraço aduaneiro e na diminuição da incidência de canal vermelho na fiscalização aduaneira.

Empresas que possuem um sistema de gestão das operações de ponta a ponta que centralizam as informações em um único local, além de estarem com a documentação em dia e de forma transparente, estão muito à frente da concorrência.

 

Conclusão:

Uma gestão eficiente no Comex, apoiada por tecnologia de visibilidade avançada, não é apenas uma estratégia; é uma necessidade.

Empresas que investem na sincronia entre gestão eficiente, visibilidade avançada e trade compliance estão preparando o terreno para um sucesso sustentável.

Ao unir a experiência humana à precisão tecnológica, essas empresas não apenas otimizam suas operações, mas também estabelecem padrões mais elevados de conformidade e eficiência no cenário global. 

Ao adotar uma abordagem proativa e integrada, estão construindo alicerces sólidos para um futuro de crescimento e prosperidade no comércio internacional.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Até a próxima!

compartilhe:

Últimas Notícias

(19) 3327.7009
Rua Araras, 216, Sala 2 (sobre loja)
Jardim Paiquerê, Valinhos/SP
siga-nos
© Philos Global Services. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade