(19) 3327.7009
siga-nos

Planejamento estratégico: Como otimizar as importações com o apoio da tecnologia

07.DEZ.2023

O comércio exterior é extremamente dinâmico e requer organização para manter a eficiência das operações. O planejamento estratégico é fundamental
para as empresas que buscam otimizar seus processos tanto de importação, quanto de exportação.

Em um cenário onde a eficiência é a chave para o sucesso, a tecnologia emergiu como um aliado poderoso, principalmente para tornar os processos internos das empresas mais robustos, além de permitir o cumprimento dos principais pontos referentes à obtenção da certificação OEA.

Neste blog post, vamos explorar como as empresas podem elevar suas estratégias de importação para o próximo nível, implementando um planejamento estratégico eficiente, aliado ao uso de soluções tecnológicas inovadoras que não apenas economizam tempo e dinheiro, mas também abrem portas para novas possibilidades no mundo do comércio internacional.

Continue conosco! 


Planejamento estratégico no Comex

Um plano operacional no Comex Bem elaborado considera não apenas o custo dos produtos, mas também fatores como logística, regulamentações aduaneiras, tarifas, variações cambiais e demanda do mercado. Ele é a espinha dorsal que sustenta qualquer operação de importação bem-sucedida.

Além disso, o planejamento estratégico é sobre a previsão de demanda, a seleção inteligente de mercados-alvo, a otimização de rotas de transporte e a gestão eficaz de estoques. A sua robustez permite que as empresas não apenas sobrevivam, mas prosperem no ambiente global, antecipando desafios e capitalizando oportunidades.

O planejamento estratégico prevê cenários futuros e ajusta as estratégias de importação e exportação de acordo. No caso das importações, esse planejamento é ainda mais importante, pois envolve uma série de fatores, como a escolha dos fornecedores, a negociação de preços, a logística e os trâmites aduaneiros.

O trade compliance entra, garantindo que essas estratégias estejam alinhadas com as regulamentações locais e internacionais. Esta sinergia não apenas reduz riscos legais, mas também melhora a eficiência operacional, permitindo que as empresas operem em uma posição de força no cenário global.

 

Como otimizar importações com planejamento estratégico eficiente?

Para implementar um planejamento estratégico com o apoio da tecnologia, as empresas devem seguir os seguintes passos:

• Identificar as necessidades: O primeiro passo é identificar as necessidades da empresa em relação às importações. Isso inclui avaliar os processos atuais, identificar as áreas de melhoria e definir os objetivos do planejamento estratégico.

• Selecionar as ferramentas tecnológicas: Depois de identificar as necessidades, é hora de selecionar as ferramentas tecnológicas que melhor atenderão às demandas da empresa.

• Implementar as ferramentas tecnológicas: A implementação das ferramentas tecnológicas deve ser feita de forma planejada e gradual. É importante capacitar os colaboradores para o uso das ferramentas e realizar testes para garantir que elas estejam funcionando corretamente.

• Monitorar e avaliar os resultados: Após a implementação das ferramentas tecnológicas, é importante monitorar e avaliar os resultados. Isso ajudará a identificar possíveis melhorias e garantir que o planejamento estratégico esteja sendo eficaz.

 

Programa Operador Econômico Autorizado (OEA)

A certificação OEA é uma ferramenta importante para um planejamento estratégico eficiente no comércio exterior, pois permite que as empresas certificadas tenham acesso a benefícios como maior agilidade e previsibilidade de suas cargas nos fluxos do comércio internacional, além de outras vantagens como análise prioritária de consultas sobre a interpretação da legislação tributária e aduaneira, prioridade para julgamento de processos administrativos fiscais, entre outras.

A Receita Federal publicou uma nova Portaria de Requisitos para o Programa OEA em agosto de 2023, que trouxe muitas novidades em relação à Portaria Coana nº 133/2023. 

A nova legislação promove a simplificação de procedimentos, agrupa e sistematiza as legislações esparsas sobre o tema e esclarece pontos que costumeiramente suscitam questionamentos dos operadores.


Tecnologia de ponta no planejamento estratégico das operações de comex

O uso da tecnologia pode ser um grande aliado no processo de otimização das importações. As ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado podem ajudar as empresas a automatizar tarefas, tomar decisões mais informadas e reduzir custos.

• Automatização de tarefas: As ferramentas tecnológicas podem automatizar tarefas repetitivas, como a coleta de preços, a análise de mercados e a gestão de documentos. Isso libera tempo para que os profissionais se concentrem em atividades mais estratégicas.

• Tomada de decisão mais informada: As ferramentas tecnológicas podem fornecer informações valiosas sobre fornecedores, preços, mercados e tendências. Isso permite que as empresas tomem decisões mais informadas e reduzam o risco de erros.

• Redução de custos: As ferramentas tecnológicas podem ajudar as empresas a reduzir custos em áreas como logística, armazenamento e negociação de preços.

Algumas das ferramentas tecnológicas que podem ser usadas para o planejamento estratégico no comércio internacional incluem:

• Sistemas de gestão de comércio exterior: Esses sistemas ajudam as empresas a gerenciar todas as etapas do processo de importação, desde a negociação com os fornecedores até o desembaraço aduaneiro.

• Plataformas de comércio eletrônico: Essas plataformas permitem que as empresas encontrem fornecedores e façam pedidos de compra online.

• Ferramentas de análise de mercado: Essas ferramentas ajudam as empresas a analisar dados de mercado, como preços, tendências e oportunidades.

• Ferramentas de logística: Essas ferramentas ajudam as empresas a rastrear o envio de mercadorias e gerenciar a logística de importação.


Consultoria em trade compliance: Empresa que utiliza tecnologia como forma de sustentação ao negócio, obtendo informações confiáveis e transparentes para fundamentar a tomada de decisões estratégicas, aliada à equipe altamente capacitada e experiente em vários ramos de atividades


Conclusão

A tendência é que a tecnologia continue a evoluir, tornando-se cada vez mais sofisticada e acessível. Isso pode abrir novas possibilidades para as empresas, permitindo que elas tomem decisões ainda mais informadas e eficientes.

As empresas que desejam se manter competitivas no comércio internacional devem investir em planejamento estratégico com o apoio da tecnologia aliado à expertise de profissionais capacitados em trade compliance para estar em conformidade com as legislações dos países que transacionam.

Até a próxima!

compartilhe:

Últimas Notícias

(19) 3327.7009
Rua Araras, 216, Sala 2 (sobre loja)
Jardim Paiquerê, Valinhos/SP
siga-nos
© Philos Global Services. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade