(19) 3327.7009
siga-nos

Qual a importância da consultoria empresarial?

16.DEZ.2022

Realizar uma gestão de riscos eficiente, definir a estratégia correta, atingir novos mercados, melhorar a imagem para clientes e otimizar processos de uma empresa são tarefas realmente desafiadoras, principalmente em tempos de crise. Contar com especialistas, é claro, pode ser um grande trunfo facilitador para alcançar bons resultados.

A consultoria empresarial traz diversos benefícios para o seu negócio, pois acompanha de perto a empresa na busca por um objetivo.

Com a leitura deste artigo, você vai conseguir entender todas as características do serviço de consultoria empresarial e suas vantagens.

Alguns pontos que você vai poder acompanhar:
• O que é uma consultoria empresarial?
• Como ela funciona
• Objetivos de uma consultoria empresarial
• 4 tipos de consultoria
• Sua importância e vantagens
• Consultoria empresarial no comércio exterior
• Como contratar uma consultoria de comércio exterior

Vamos lá? Boa leitura!


O que é uma consultoria empresarial?

A consultoria é um serviço oferecido por um profissional ou empresa de uma área específica para outro profissional ou empresa. Um consultor tem a função de analisar o cenário e implementar soluções de acordo com as necessidades dessa empresa.

É importante saber que a consultoria empresarial é muito mais do que um amparo. Há uma conexão entre consultor e empresa, em que o profissional tem o objetivo de trazer soluções, próximos passos e pontos de melhoria.
 
Só é importante destacar: o controle das ações continua sendo dos empresários. Porém ouvir àquilo que o consultor tem a dizer é fundamental para o sucesso das ações. Afinal, ele tem uma visão externa e profissional de tudo aquilo que acontece na empresa, por isso traz um posicionamento transparente.


Como funciona uma consultoria empresarial?

Como já dissemos, o consultor tem a função de melhorar resultados e atingir certos objetivos empresariais. Para isso, é extremamente importante que ocorra, por parte dele, um entendimento profundo sobre a realidade da empresa e daquilo que se espera para o futuro.

Por esse motivo, os profissionais de uma consultoria são experts naquilo que fazem e estão em constante renovação.

Algumas etapas comuns durante uma consultoria são:

1. Diagnóstico interno
Nessa etapa, a equipe de consultoria irá mergulhar no cenário interno da empresa, entendendo os pontos fortes e os pontos de fragilidade.

2. Estudo do cenário externo
Dessa forma é possível estudar concorrentes e identificar possibilidades de desenvolvimento

3. Capacitação dos funcionários
Para que objetivos sejam atingidos, todos devem estar remando para a mesma direção. Por isso, o treinamento do quadro de colaboradores é extremamente importante.

4. Adequação legislativa
Os consultores prestam informações técnicas para que a empresa possa apresentar um desempenho satisfatório na área jurídica. Outras solicitações podem ser referentes à obtenção de títulos, como a certificação OEA.


Qual é o objetivo de uma consultoria empresarial?

Podem ser vários os propósitos para a contratação de uma consultoria empresarial. Alguns exemplos são:

• A empresa deseja desenvolver um novo produto ou serviço;
• A empresa deseja explorar novos mercados;
• A empresa deseja aumentar seus lucros;
• A empresa deseja otimizar seus processos;
• A empresa deseja conquistar uma nova certificação.

O objetivo de uma consultoria é sempre focar nas melhorias e resultados desejados para o futuro. Por isso, existem diversos cenários em que a ajuda de um consultor é bem-vinda.


Qual é a sua importância e vantagens?

Lendo até aqui já foi possível identificar a importância e diversas vantagens de se contratar uma consultoria empresarial, não é? Ter uma consultoria à serviço da sua empresa pode levá-la mais longe, fazendo com que os objetivos sejam atingidos com mais assertividade. Você pode conhecer ainda mais benefícios desse tipo de serviço. Olha só:

• Ajuda na definição de prioridades

Para muitas empresas, é complexa a tarefa de definir prioridades. O consultor tem a função de fazer a análise do que precisa ser feito e, assim, auxiliar os gestores na hora de ditar o que é preciso dar um peso maior ou, ainda, o que é preciso fazer por primeiro.

Isso porque esse profissional conta com uma visão estratégica, que vai ter toda a diferença nesse momento.

• Agilidade

Gestores têm diversas tarefas e, nesse contexto, executá-las em conjunto com um grande projeto pode levar mais tempo do que deveria. Com o apoio de um consultor, é possível encontrar soluções de maneira mais ágil, ou ainda definir ações para determinados objetivos de forma muito mais rápida.

Afinal, esses profissionais estão completamente focados ao objetivo para o qual foram designados, o que faz das implementações mais céleres.

• Visão externa

Consultores trazem uma visão externa sobre aquilo que acontece internamente na empresa. A vantagem dessa visualização é que ela é livre de vícios, o que pode auxiliar na identificação de problemas e bons insights — e talvez, um gestor que está ali todos os dias não tenha essa mesma percepção.

• Assertividade

Uma equipe especializada traz informações amparadas em análises, dados e um vasto conhecimento na área. Por isso, a assertividade trazida por um consultor ao projeto é considerável e uma grande vantagem para as empresas.

• Acesso a Indicadores

Um dos benefícios da contratação de uma consultoria empresarial é o acesso a indicadores e ferramentas que possibilitarão com que os gestores tomem as decisões mais assertivas para conquistar seus objetivos.

• Melhores práticas de gestão do mercado

Outro benefício para as empresas que contam com o apoio de um consultor é que esse profissional está sempre atualizado e desenvolvendo novos formatos de gestão baseando-se não apenas nas necessidades da empresa, mas também no dinamismo do mercado.


Quanto dura uma consultoria empresarial?

O tempo necessário para realizar uma consultoria vai depender do projeto. Quais são as circunstâncias em que a empresa se encontra na hora da contratação, por exemplo? O gestor já tem em mente quais serão as demandas para o consultor?

Com um plano de trabalho já definido, adequado à situação do negócio, fica mais simples definir a duração do processo.


Consultoria empresarial no comércio exterior

O comércio exterior tem normas e procedimentos bastante complexos. Por isso, a atuação no setor pode ser árdua. Contar com uma consultoria empresarial no comércio exterior vai ajudar no equilíbrio dos diversos pratos necessários de equilibrar.

Os profissionais de consultoria estão constantemente a par das legislações, podendo auxiliar em áreas como:

• Compliance;
• Conquista da Cerificação OEA;
• Trade compliance e revisão aduaneira;
• Adequação ao Catálogo de produtos da Duimp;
• Classificação fiscal;
• Drawback.

Tomar decisões estratégicas e mais bem informadas pode evitar sanções, multas, perda da certificação OEA e muito mais vantagens.


Como contratar uma consultoria para comércio exterior?

A contratação de uma consultoria para comercio exterior é fácil. A Philos Global Services conta com um time de especialistas altamente capacitado para te ajudar. Usando a tecnologia como forma de sustentação do negócio, traz informações confiáveis e transparentes. Além disso, tem experiência em vários ramos de atividades.

Entre em contato e saiba mais.

compartilhe:

Últimas Notícias

(19) 3327.7009
Rua Araras, 216, Sala 2 (sobre loja)
Jardim Paiquerê, Valinhos/SP
siga-nos
© Philos Global Services. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade