(19) 3327.7009
siga-nos

Tecnologia no comex: Como utilizá-la a favor do seu negócio?

27.OUT.2022

Introdução

A utilização da tecnologia no comex tem sido bem-vista nas empresas que operam com importação e exportação. Visando, não apenas o ganho de agilidade e celeridade nas operações, mas, também, para tornar os processos internos mais seguros, inteligentes e robustos e, desta forma, identificando gargalos e gerenciando riscos de forma eficaz, eficiente e proativa.

Um ponto interessante é que a tecnologia no comex vem ganhando espaço inclusive na Receita Federal que já adota soluções para a verificação remota de mercadorias, inteligência artificial com incidência de machine learning, bem como sistemas integrados, sendo exemplo clássico o Portal Único Siscomex, dentre outros.

A cada dia que passa, novas tecnologias surgem, como é o caso do metaverso. Diante deste cenário, as empresas devem estar atentas para implementar as soluções tecnológicas que mais se adequem ao seu modelo de negócio, para acompanhar as tendências e resultar para a companhia processos bem mapeados, definidos e robustos, e com todas as áreas integradas e trabalhando de maneira sinérgica.

Você sabe como utilizar a tecnologia no Comex a favor da sua operação? Continue conosco e confira o conteúdo completo que preparamos.

Tenha uma ótima leitura!

 

Tecnologia no Comex: Como gerenciar riscos e otimizar custos de forma eficiente?

A cadeia de suprimentos demanda a integração de várias áreas da empresa importadora e/ou exportadora.

Além disso, também demanda que todas as informações estejam organizadas, os processos bem definidos e executados e que todos os envolvidos na operação estejam engajados e alinhados. Concorda?

Uma importação, por exemplo, tem inúmeras informações geradas e em diferentes locais, como e-mails, ligações, whatsapp, planilhas, etc.

Assim, é muito fácil perder o controle das informações e ocorrer alguma falha no processo que desencadeia uma assimetria no fluxo logístico e acarreta grandes prejuízos financeiros, inclusive colocando a carga em risco.

Para este cenário desesperador não acontecer, é primordial contar com a tecnologia no comex.

Ela, juntamente com os processos bem mapeados e executados com o apoio do AEO Manager, será a grande responsável pela organização e pela visão mais assertiva destinada aos gestores sobre os gargalos existentes no processo, para que os riscos sejam gerenciados e mitigados a tempo.

Para a empresa ser reconhecida pelas aduanas como robusta em seus processos e conseguir obter a certificação OEA, é preciso que todas as áreas estejam integradas como o RH, Tecnologia da Informação, Jurídico, Compras, Recebimentos, Exportação, Importação, entre outras, de forma que todas elas desempenhem suas atividades de maneira harmônica e sinérgica.

Contar com um sistema de gestão OEA também é fundamental para otimizar recursos, informações e tempo, viabilizando a eliminação de planilhas excel, duplicidade de documentos e garantindo as boas práticas de governança e compliance.

Dentre os benefícios de um software de gestão OEA, podemos destacar:

• Integração de sistemas;

• Sistema em nuvem, disponível a qualquer momento;

• Eliminação de arquivo excel para controle;

• Dashboard com métricas que ajudam nas decisões estratégicas;

E muito mais.

 

Gestão da cadeia de suprimentos: Qual é o impacto da tecnologia?

A cadeia de suprimentos é uma área que necessita de cuidados em sua operação.

Os custos são elevados e se não houver um planejamento estratégico e processos bem definidos, a chance de erros acontecerem é alta e o impacto no desembaraço da carga pode ser desastroso com a incidência de canal vermelho e até apreensão da carga no recinto alfandegado.

Como dissemos anteriormente, a tecnologia no Comex é muito benquista quando o assunto é a gestão da operação, principalmente.

Reunir as principais informações em um único local, digitalizar documentos como invoices, licença de importação, dentre outros, facilita a gestão no cotidiano e otimiza o tempo das equipes que passam a focar no gerenciamento de riscos e mitigação de erros e falhas, melhorando os processos e ganhando mais vantagem competitiva ao focalizar na estratégia do negócio.

 

Tecnologias emergentes: Como impactam minha operação?

A transformação digital vem crescendo exponencialmente trazendo tecnologias emergentes como a Internet das Coisas (IoT), Machine Learning, Blockchain, Inteligência Artificial, Metaverso, entre outras, que proporcionam a quebra de barreiras e mais inclusão no comércio internacional.

Frente aos desafios que a cadeia logística enfrentou nos últimos anos, as empresas passaram a cuidar com mais atenção do compliance, governança e gerenciamento de riscos.

O acompanhamento dos KPI's tornou-se um termômetro significativo e de suma importância para que as organizações possam prever e antecipar suas ações em relação ao próximo cenário que vem a se formar no comércio exterior e assim, gerenciar os riscos de forma proativa e não exatamente reativa.

Para isso, a tecnologia mais uma vez se faz presente trazendo dados confiáveis, assertivos e que embasam a tomada decisão estratégica.

As Aduanas já aderiram ao uso da tecnologia blockchain na troca de informações sobre empresas certificadas OEA, verificação remota de mercadorias que agiliza esta etapa no desembaraço aduaneiro, entre outras situações.

Outra tendência tecnológica crescente, diz respeito ao uso de aplicativos mobile em processos que envolvem diferentes áreas, como por exemplo, o uso de um app de rastreamento para gerenciar motoristas terceirizados que fazem parte da entrega de mercadorias em cadeias de suprimentos.

 

IA e Machine Learning

Tanto a Inteligência Artificial quanto o Machine Learning (aprendizagem de máquina, em português) podem ser usados para manutenção preventiva, otimização de processos e previsão de demanda e oferta de mercados internos e externos.

Além disso, as soluções podem atuar na integração de tarefas e, ainda, em auditoria de risco intelligence-driven nas cadeias internacionais de suprimentos.

 

IoT

A Internet das Coisas pode ser usada no Comércio Internacional para rastreamento detalhado de mercadorias e outros ativos, além de atuar no monitoramento de segurança e condição deles.

 

5G

A tecnologia 5G tem sido usada para o gerenciamento da operação nos portos e para a transmissão de vídeos em alta definição. Além disso, potencializa o uso das soluções de IoT e a aplicação de inovações como Realidade Virtual (RV).

 

Blockchain

A tecnologia é usada para aumentar a transparência e confiabilidade entre as diversas partes que integram a cadeia de suprimentos. Inclusive, a blockchain também apoia as transações financeiras.

 

Veículos autônomos e robótica

Outro ponto interessante sobre a utilização da tecnologia no Comex, é sobre a manutenção de infraestrutura, entrega e monitoramento de armazéns que estão entre as áreas beneficiadas pelo uso da inovação.

 

Conclusão

O uso da tecnologia no comércio exterior é uma forma de conquistar mais agilidade e competitividade para, assim, vencer os desafios impostos no mercado internacional. Adicionalmente, diante do atual cenário de instabilidade e incerteza, é ainda mais importante apostar em soluções para aprimorar as operações do setor.

Para além de contornar os desafios colocados, a tecnologia no Comex também contribui para que as negociações internacionais sejam mais transparentes, seguras e ecologicamente sustentáveis.

Afinal, é a partir de soluções como a nuvem e a Internet das Coisas que se torna possível rastrear as cadeias produtivas com alta precisão. Tal capacidade, por sua vez, serve não só para atestar a integridade das mercadorias, mas também para avaliar a procedência e a conformidade dos bens, do ponto de vista ambiental.

Vimos neste conteúdo que a tecnologia no comex é extremamente importante para otimizar as importações e exportações, melhorar os processos das empresas e claro, facilitar a gestão de riscos garantindo as boas práticas de compliance e robustez das operações.

Saiba como a Philos Global Service, uma empresa de Consultoria em Gestão Empresarial que utiliza tecnologia de ponta na sua atuação, especialmente na área de Gestão de Riscos Integrados e Trade Compliance, pode te ajudar a gerenciar sua organização com eficiência, segurança e transparência. Entre em contato: www.philosgs.com/contato

 

compartilhe:

Últimas Notícias

(19) 3327.7009
Rua Araras, 216, Sala 2 (sobre loja)
Jardim Paiquerê, Valinhos/SP
siga-nos
© Philos Global Services. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade